Resultados de traducción Estereótipos de gênero e tratamento diferenciado entre meninos e meninas na disciplina de educação física: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88685Palavras-chave:
Revisão narrativa, estereótipos de gênero, ensino fundamental, ensino médio e educação físicaResumo
Esta revisão narrativa busca investigar se existem estereótipos de gênero na Educação Física (EF), tanto no Ensino Fundamental (EF) quanto no Ensino Médio (SE). Para tanto, foi realizada a compilação e análise de 33 estudos encontrados em cinco bases de dados (SPORTDISCUS, SCIELO, DIALNET, REDALYC e GOOGLE SCHOOLAR). A maioria das evidências revisadas é baseada no contexto espanhol, embora algumas referências internacionais também estejam incluídas em nossa revisão. Assim, foram identificadas e analisadas possíveis fontes de transmissão de estereótipos de gênero nesse campo, por meio do estabelecimento de categorias. O estado da questão evidenciou a existência de desigualdades e discriminações em relação às raparigas nas sessões de EF, pelo que a necessidade de promover a formação em questões mistas, principalmente de professores de EF, é mais do que justificada. Com tudo isso, a principal perspectiva de futuro continuaria sendo uma intervenção que utiliza modelos pedagógicos específicos para enfrentar as desigualdades ou estereótipos de gênero nas sessões de EF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Diego Arenas Arroyo, Josep Vidal-Conti, Adrià Muntaner-Mas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess