Avaliação da formação escolar integral por meio de um desenho quase experimental: contribuições da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88742Palavras-chave:
formação integral, avaliação, dimensões humanas, média profissional, escala LikertResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de formação integral alcançado em alunos do ensino médio da área de educação física com base na avaliação de suas percepções, embora seja verdade que atualmente existem inúmeros estudos relacionados ao assunto, verifica-se que , não se aborda a forma como deve ser desenvolvida a formação integral e, ao propor as estratégias, traça-se um horizonte para a sua execução. Foi utilizado um desenho quase experimental, no qual foi aplicado um instrumento de escala Likert com 57 itens como diagnóstico, validado estatisticamente (alfa de Cronbach 0,92) e por especialistas, posteriormente foram implementadas estratégias pedagógico-didáticas (jogos tradicionais, expresse o que você pensa, recreação (natação, ginástica e Munzee entre outros), visando o desenvolvimento integral, por fim o instrumento foi aplicado como pós-teste e a significância das diferenças foi estabelecida com o teste de Wilcoxon. A amostra foi constituída por 180 alunos da Instituição de Ensino San Isidoro do município de Espinal, de natureza pública. Os resultados das dimensões refletiram mudanças estatísticas significativas na perspectiva dos alunos, as faixas positivas são indicadores de uma melhor percepção da formação integral da área de educação física. Conclui-se que a implementação de estratégias didático-pedagógicas a partir da educação física contribui para a formação integral dos alunos, contribuindo substancialmente a dimensão ética e socioemocional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Nicol Pinilla Fonseca, María Cristina Gamboa Mora, Mónica Morales Barrera

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess