Como chegar ao terço final do campo está relacionado às oportunidades de pontuação no futebol?
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88750Palavras-chave:
Futebol, análise de jogo, metodologia observacional, organização ofensivaResumo
Este estudo teve como objetivo identificar a associação entre os critérios relacionados às entradas do terço final (como, onde e padrão espacial de interação entre as equipes) e o sucesso das unidades ofensivas no futebol de elite. Analisamos 3.327 terceiros inscritos na final de 30 jogos da Copa do Brasil 2019 (Copa do Brasil, das oitavas de final à final). Para analisar as associações entre os critérios e o desfecho do ataque, foi utilizado um teste de associação qui-quadrado (tabelas de contingência) com o nível de significância estabelecido em p <0,05. Os resultados mostraram que os critérios "corredor central" (z = 5,5), "recuperação da bola" (z = 6,8), "linha média vs. linha ofensiva" (z = 2,9), "linha ofensiva vs. linha defensiva" (z = 2,6) , e “linha ofensiva vs. zona vazia” (z = 4,0) foram associados positivamente com unidades ofensivas bem-sucedidas. Sugerimos que as equipes profissionais procurem atingir o terço final através do corredor central, com compactação ofensiva, e passes para frente para superar as linhas defensivas. Defensivamente, as equipes devem proteger o corredor central, direcionar o adversário para os lados do campo e defender de perto o portador da bola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 João Pedro Araújo Guimarães, Marcelo Rochael, André Gustavo Pereira de Andrade, Sarah da Glória Teles Bredt, Gibson Moreira Praça

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess