Programa de aprender a nadar em um contexto escolar por um período de 12 semanas melhora as habilidades aquáticas e a coordenação motora em crianças brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88903Palavras-chave:
desenvolvimento motor, habilidades aquáticas, natação, criançaResumo
Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos de 12 semanas de aulas de natação implementadas nas habilidades aquáticas e na coordenação motora de crianças brasileiras em idade escolar. Cinqüenta crianças de 6 a 10 anos (média ± DP: 8,34 ± 1,10 anos), participaram de uma aula de natação por semana fornecida pelo currículo escolar. Cada criança foi avaliada quanto às suas habilidades aquáticas (lista de verificação de 17 habilidades) e coordenação motora (teste Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK) antes e depois do programa de natação. Este estudo mostrou melhorias significativas na soma dos escores obtidos na avaliação das habilidades de natação (31,40 ± 12,89 vs. 46,90 ± 10,73 pontos, p <0,01, d = 3,38). Grandes efeitos foram encontrados na orientação da água e no ajuste na posição vertical, controle da respiração, flutuabilidade horizontal, posição do corpo ventral, deslizamento dorsal e rotação longitudinal, cambalhotas para frente e para trás, chutes de perna com controle da respiração, pés primeiro / cabeça entradas, autonomia em piscina funda e flutuabilidade vertical e imersão em águas profundas. A soma dos escores na avaliação da coordenação motora aumentou de 140,64 ± 41,94 para 175,20 ± 41,39 pontos (p <0,01, d = 1,56). Esses resultados mostraram que 12 semanas de prática de natação, mesmo condicionadas pelo contexto escolar estadual (ou seja, uma vez por semana), permitiram que crianças brasileiras de 6 a 10 anos aumentassem as habilidades aquáticas e a coordenação motora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Orilda M. Moura, Daniel A. Marinho, Jorge E. Morais, Mafalda P. Pinto, Luís B. Faíl, Henrique P. Neiva

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess