Perfil decisório, gênero e prática esportiva no esporte em idade escolar
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88909Palavras-chave:
Tomada de decisão, esporte, idade escolar, software de avaliaçãoResumo
O objetivo deste estudo foi determinar o perfil de decisão de meninos e meninas em idade escolar com base nos aspectos espaço-temporais por meio do software "Jogo de Vôlei Interativo" (JIVBⓇ), a partir de diferentes variáveis: dificuldade espaço-temporal, modalidades esportivas prática, idade, sexo e tempo de prática esportiva. A amostra foi constituída por todos os clubes da categoria infantil da cidade de Sevilha nas modalidades de andebol, voleibol e atletismo, bem como por alunos do Ensino Secundário Obrigatório (ESO) de um Instituto de Ensino Secundário que não praticavam mais atividades físicas. atividade esportiva do que a realizada em suas aulas de educação física. Além disso, para completar a amostra a nível desportivo, optou-se por incluir um clube de voleibol e um clube de atletismo das cidades vizinhas de Sevilha, ficando a amostra final constituída por 109 participantes, de ambos os sexos, com idades entre 12-14 anos. Para determinar o perfil decisório, foi utilizado o JIVB e realizadas análises descritivas e inferenciais. Os resultados mostram que não há diferenças significativas na capacidade de decisão, embora seja possível falar de tendências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Francisco Javier Vázquez Ramos, Patricia Irene Sosa-González

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess