Atitudes em relação à homossexualidade e pessoas trans em estudantes de educação física no Chile
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88969Palavras-chave:
homofobia, transfobia, educação física, alunosResumo
Introdução: A homofobia é entendida como o sentimento de rejeição ou medo em relação a uma pessoa homossexual. A discriminação e desaprovação de pessoas chamadas de transgênero ou transexual são conhecidas como transfobia. Ambas as atitudes estão muito presentes na Educação Física, portanto o objetivo desta pesquisa foi validar duas escalas de atitudes negativas em relação à homossexualidade e pessoas trans em alunos de Educação Física no Chile e descrever suas atitudes. Método: a escala EHF-10 de homofobia e a escala de atitudes negativas em relação às pessoas trans foram aplicadas a 255 alunos de Pedagogia em Educação Física de três universidades do Chile. Resultados: os dois instrumentos apresentam níveis adequados de validade e confiabilidade. As afirmações: Eu teria vergonha de ter um irmão gay ou irmã lésbica e as pessoas trans não deveriam ser capazes de ensinar nas escolas têm a maior porcentagem de respostas discordo totalmente e discordo com mais de 90%. Os resultados da escala de homofobia EHF-10 não apresentam diferenças significativas entre homens e mulheres e na escala de atitudes negativas em relação às pessoas trans apresenta diferenças apenas em um de seus itens. Conclusão: ambas as escalas são válidas e confiáveis para serem aplicadas a estudantes de Educação Física. Baixos níveis de homofobia e transfobia são observados na amostra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Fernando Maureira Cid, Natalia Escobar Ruiz, Elizabeth Flores Ferro, Valentina Bahamonde Acevedo, Marcelo Hadweh Briceño, Daniel Serey Araneda

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess