Implementação e validação de uma gincana para aprender genética no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89131Palavras-chave:
Genética, ensino médio, gincana, jogo, gamificaçãoResumo
Genética é um assunto especialmente difícil de explicar e aprender de acordo com especialistas por várias razões, incluindo o desinteresse geral dos alunos, bem como a natureza abstrata e complexa dos processos moleculares envolvidos. Para enfrentar essas dificuldades, uma gincana foi desenhada, implementada e avaliada para analisar se ela permitia consolidar o conhecimento da genética previamente exposto de forma teórica. O presente trabalho é um estudo de caso de um grupo de alunos de 15 a 16 anos que respondeu a um questionário de teste antes e depois da realização da gincana para determinar se ela permite que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem para os quais foi elaborada. A gincana permite ao aluno atingir grande parte dos objetivos traçados e, por isso, pode ser considerada como uma atividade voltada para o aluno e eficaz como atividade de consolidação de conceitos teóricos sobre genética. Além disso, teve uma aceitação muito boa e foi muito valorizado pelos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Anna Borrull Riera, Cristina Valls Bautista

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess