Governança e legitimidade nas federações esportivas colombianas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.89338Palavras-chave:
Governança, legitimidade, federações desportivas, Jogar o JogoResumo
Com base na pesquisa realizada pela Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais e pelo Comitê Olímpico Colombiano, foi elaborado este artigo, no qual se determina o estado de governança e legitimidade das federações esportivas colombianas. Os resultados mostram a existência de fragilidades relacionadas ao desequilíbrio de gênero, bem como a solidariedade com atletas e instituições de baixo escalão; o estudo estabeleceu a necessidade de estruturar a criação de um observatório de boa governança. A amostra foi determinada por oito federações esportivas colombianas, em uma população total de 19, cuja participação se reflete em dar a conhecer através de elementos específicos como seu site, seus estatutos, seus planos de governo, entre outros, ações indiretas que evidenciam elementos de transparência , democracia, separação de poderes e solidariedade, que são a base da boa governação e da legitimidade. A pesquisa se concentrou na avaliação das federações esportivas nacionais, com base em um estudo realizado pela organização internacional Play the Game que avaliou o estado de governança e a legitimidade das federações esportivas internacionais, que fazem parte do programa olímpico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 José Ramos Acosta, Ana María Arias Castaño, Julie Hortencia Gómez Solano, Néstor Ordoñez Saavedra, Ruby Lorena Carrillo Barbosa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess