Características de adesão e razões para abandono de intervenções baseadas em exercícios físicos em adultos mais velhos na América Latina: uma revisão de escopo
A scoping review
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.89359Palavras-chave:
Idoso; Exercício; Adesão e Conformidade ao Tratamento; América latina; Revisão do escopoResumo
Esta revisão descreve as características de adesão e os motivos para abandono de intervenções baseadas em exercícios físicos em idosos na América Latina. Esta revisão de escopo foi conduzida de acordo com a declaração PRISMA. Os artigos foram pesquisados na MEDLINE por PubMed, ELSEVIER por SCOPUS e SciELO. Os termos MeSH "Exercício", Terapia por Exercício "e" Idoso "foram usados entre 2015 e 2020. Buscamos artigos em espanhol, inglês e português realizados em pessoas com 65 anos ou mais. 101 de 4.642 ensaios clínicos randomizados ( A amostra total de 5.013 idosos (79% mulheres), com média de idade de 68,2 anos iniciaram seus estudos e 4.312 finalizaram, apresentando uma adesão às intervenções de 86%. em idosos saudáveis, em locais habilitados para a prática de atividade física, a cargo de um profissional de atividade física, e as intervenções realizadas por meio de exercícios terapêuticos grupais Nenhum artigo relatou informações sobre o tempo mínimo de participação para a sessão a ser considerada realizada, apenas 30% dos artigos relataram a participação mínima de idosos na intervenção para incluí-los na análise do estudo, e 21% relataram o número médio de sessões atendidas. deduzido à intervenção. Os principais motivos de abandono foram causas pessoais não relacionadas com a intervenção. Apenas 5% dos artigos relataram lesão em um dos participantes (em dois deles a lesão estava relacionada à intervenção aplicada). Esta revisão caracterizou os programas de exercícios físicos em idosos na América Latina, bem como as características de adesão e os principais motivos para o abandono de intervenções baseadas em exercícios físicos, resumindo as evidências disponíveis derivadas de ECRs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Igor Cigarroa, Rafael Zapata-Lamana, Gonzalo Leiva-Gajardo, Eduardo Vasquez, Eva Parrado-Romero, Jaime Vásquez-Gomez, Cristian Alvarez, Fanny Petermann-Rocha, Daniel Reyes-Molina

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess