Existe uma relação entre a posição de ciclismo e o aparecimento de dor lombar? Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89363Palavras-chave:
ciclismo, biomecânica, coluna, lombalgiaResumo
Este trabalho analisou a relação entre a posição de flexão mantida durante o ciclismo e a possível relação com a lombalgia. Foi realizada revisão sistemática por meio do processo PRISMA® entre 2015-2020, nas bases de dados PubMed, PEDro, Scopus e Web of Science, utilizando os termos; "Ciclismo", "ciclista", "posição", "posicionamento", "lesão por uso excessivo", "biomecânica da coluna", "região lombar", "dor lombar". Foram selecionados cinco artigos que atenderam a todos os critérios de inclusão. Os artigos selecionados mostraram mudanças na inclinação pélvica, ângulos de flexão do tronco em golpes médios e baixos do guidão da bicicleta de estrada e mountain bike, variações do assento mais alto ou encosto da posição adequada de acordo com o comprimento da virilha, posição do joelho 40º e tronco 35º simultaneamente quando o pedal está em 180º, enquanto em posição anatômica foram descritos; O ângulo máximo de inclinação pélvica na anteversão, o ângulo máximo de inclinação pélvica na retroversão e o ângulo máximo de flexão lombar estão associados a dor ou desconforto na região lombar. No entanto, é possível estabelecer que a associação entre o ciclismo e a lombalgia não foi suficientemente estudada, o que nos leva a inferir que surge a necessidade de atualização das informações a fim de prevenir este tipo de lesões associadas à posição no ciclismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Andrés Fuentes, Luciano Martínez, Esteban Aedo-Muñoz, Ciro Brito, Bianca Miarka, David Arriagada-Tarifeño

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess