Mudanças nos hábitos saudáveis relacionados à atividade física e estilo de vida sedentário durante um bloqueio nacional devido a covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89425Palavras-chave:
exercício físico; condição física; hábitos saudaveis; comportamentos sedentários; SARS-CoV-2; questionáriosResumo
O presente estudo analisou o efeito do confinamento na Espanha derivado do COVID-19 sobre os níveis de atividade física diária, exercício físico e comportamentos sedentários. Após a declaração do estado de alarme, foi divulgado nas redes sociais um questionário com questões sociodemográficas, atividade física e comportamentos sedentários. Posteriormente, outro questionário foi enviado por e-mail sobre a nova situação de confinamento. 474 participantes responderam a ambos os questionários. Um aumento no peso e no índice de massa corporal foi registrado durante o confinamento (p <0,001). O número de dias em que o exercício físico foi realizado no lazer aumentou (p <0,001), mas não o tempo total de prática semanal. O tempo de atividade física durante as atividades acadêmicas e / ou profissionais e o tempo despendido em viagens foram reduzidos (p <0,001). Maior tempo de sono, cochilo e tempo sentado foram registrados (p <0,01). Este estudo mostra a necessidade de criar estratégias eficazes que visem aumentar a prática de atividade física e promover estilos de vida saudáveis, especialmente durante a atual crise humanitária e possíveis futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Eva Santos-Miranda, Javier Rico-Díaz, Aida Carballo-Fazanes, Cristian Abelairas-Gómez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess