3632 / 5000 Resultados de traducción Rúgbi sete feminino no centro-sul do Chile: associação entre força explosiva, velocidade, agilidade e estado nutricional
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89804Palavras-chave:
Rugby sete, esportes, feminino, aptidão física, estado nutricionalResumo
A pesquisa no rugby sete considera as demandas durante o jogo, antropometria e preparo físico. No Chile este esporte não é profissional. O objetivo foi avaliar as possíveis diferenças entre o desempenho em testes físicos e características antropométricas, e associar esse desempenho ao estado nutricional no rugby de sete jogadores do centro-sul do Chile. Participaram 38 jogadores adultos de três equipes não profissionais, as características antropométricas foram mensuradas com balança e estadiômetro, teste de salto vertical com tapete de salto, velocidade e agilidade com fotocélulas em testes de campo. ANOVA de um fator e tamanho do efeito foram usados para comparar as três equipes, a associação foi determinada com regressão linear e coeficiente beta. O programa STATA v.14 (p <0,05) foi usado. Houve diferenças entre as três equipes no salto de contra movimento (CMJ), salto agachado (SJ), velocidade de 30 metros e teste de agilidade de Illinois (p <0,05) com tamanhos de efeito geralmente elevados e diferenças no índice de massa corporal ( IMC) (p = 0,015) com tamanhos de efeito baixo, moderado e alto. Quando havia um IMC mais alto, havia menos probabilidade de aumentar o desempenho em CMJ, SJ, velocidade de 30 metros e agilidade e, ao ajustar para variáveis de confusão, essas probabilidades eram menores (p <0,05). Dadas as diferenças nos saltos, velocidade e agilidade, e a relação inversa destes com o IMC, sugere-se manter um nível de preparação que permita melhorar o desempenho do rugby sete feminino na área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Natalia Olivera Medina, Jaime Andrés Vásquez-Gómez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess