Análise técnica de lance livre e sua relação com o sucesso em jogadores de basquete sub-12
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89975Palavras-chave:
basquete, basquete juvenil, pedagogia do esporte, T-patternResumo
O objetivo deste estudo foi determinar a técnica de lance livre e a técnica de lance livre bem-sucedido antes e no momento do lançamento da bola no basquete sub-12, usando um teste aplicado em quadra. Os participantes foram 102 jogadores de oito times menores de 12 anos de basquete oficialmente federados. Usamos um desenho observacional pontual / ideográfico / multidimensional para analisar as gravações de 612 lances livres. O teste consistia em realizar um, dois ou três lances livres. Um participante executou os lances livres e o outro passou a bola para ele. Os papéis foram trocados até que os dois participantes realizassem todas as opções de lance livre. Como consequência, os participantes não executaram o lance livre com a técnica proposta pela literatura. Essa diferença ocorreu porque predominaram os saltos de arremessos livres, com estilo baixo, pés na mesma distância e moderado deslocamento para frente do centro de massa. A técnica de lance livre foi em geral mais regular do que a dos lances livres convertidos. Os jogadores utilizaram uma técnica desregulada, sem atender aos critérios que ativam o sucesso nos lances livres. Essa técnica resultou na tentativa de lances livres bem sucedidos a 4 m da cesta, que tem 2,60 m de altura, com uma bola de 485 g. Levando em consideração as características dos participantes do presente trabalho em termos de idade, força, maturidade, altura, peso e índice de massa corporal, os treinadores e os dirigentes de competição devem avaliar o que deve ser melhorado no basquete sub-12 para permitir que os jogadores aumentar o sucesso do lance livre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Álvaro Díaz-Aroca, José Luis Arias-Estero

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess