Efeito do treinamento intervalado em jogadores de futebol juvenis mexicanos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.89997Palavras-chave:
Treinamento aeróbico, jogadores de futebol, teste aeróbico, velocidade aeróbica máxima, VO2máx indiretoResumo
Em um jogo de futebol, os jogadores usam sua capacidade física para alcançar um bom desempenho. Tem sido sugerido que esta habilidade pode ser treinada usando treinamento intervalado. O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho físico de jogadores de futebol juvenil antes e após o treinamento intervalado. Para testar isso, o desempenho físico de 38 jogadores de futebol juvenil foi avaliado usando o teste de pista da Universidade de Montreal e o teste de Hoff. O desempenho dos jogadores foi avaliado considerando a velocidade aeróbica máxima em quilômetros por hora, o volume máximo indireto de oxigênio (VO2max) em mililitros por quilograma por minuto, a distância percorrida em metros e a frequência cardíaca basal em batimentos por minuto em repouso. antes e depois de oito semanas de treinamento intervalado. Os indivíduos analisados melhoraram significativamente sua capacidade aeróbica após o treinamento intervalado em todas as variáveis medidas (velocidade aeróbica máxima 15,76 ± 0,12 [média ± 1 erro padrão] antes e 17,08 ± 0,13 depois; VO2máx 55,17 ± 0,43 antes vs 59,78 ± 0,45 depois; distância percorrida 1461,37 ± 11,20 antes vs 1593,79 ± 13,21 depois; frequência cardíaca basal 71,58 ± 1,14 antes vs 67,37 ± 1,07 depois; em todos os casos p < 0,0001). Concluímos que o treinamento intervalado aplicado foi útil na melhora do desempenho físico dos jogadores de futebol juvenil analisados.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Ricardo Ortiz Pulido, Rubén Ortiz-Pulido, Julio Alejandro Gómez-Figueroa, Raúl Ortiz-Pulido

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess