Desenho de um procedimento de ação em acidentes de turismo ativo
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90116Palavras-chave:
Atividade física. Turismo ativo. Acidentes Processo. Primeiros socorros. Segurança. Normativo. NaturezaResumo
O turismo ativo tem sido um setor empresarial em crescimento e desenvolvimento no território espanhol, com uma grande diversidade de regulamentações existentes baseadas nas competências que cabem às Comunidades Autónomas. O risco inerente a essas práticas esportivas no ambiente natural acarreta a exposição dos participantes à possibilidade de sofrerem um acidente. Na ausência de um Procedimento de Ação para acidentes em atividades de turismo ativo, foi desenvolvida uma ferramenta de aplicação para todas as atividades do setor, com base nos aspectos a serem avaliados pelo guia de turismo ativo, que estabelece cinco fases desde o acidente até ao fim da atividade. Para tal, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e a uma consulta a um grupo de especialistas ligados à prevenção de riscos, salvamento, organização e orientação de atividades no meio natural e turismo ativo. A ferramenta proposta fornece orientações para uma ação segura em caso de acidente, para os guias de Turismo Ativo, com base na regulamentação em vigor e nas características das atividades que realizam, de forma a garantir uma ação correta para corrigir ou evitar o agravo das lesões sofridas e / ou facilitar o resgate e evacuação da pessoa acidentada.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Hugo Ramos Cabal

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess