Educação em valores por meio do esporte. Uma perspectiva filosófica baseada em Søren Kierkegaard
Una perspectiva filosófica basada en Søren Kierkegaard
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.90120Palavras-chave:
Educação Física, Filosofia, Ética, Esporte, CulturaResumo
Educar em valores é um desafio ético que a sociedade tem para promover os direitos humanos universais. Neste contexto, tanto a filosofia, como a ciência e a pedagogia têm contribuído para o desenvolvimento de metodologias que contribuem para a formação moral dos cidadãos. Alguns seguem um caminho intelectual ou direto sobre o assunto, que privilegia a consciência e a compreensão de valores. Outras metodologias seguem um caminho indireto ou emocional, que se concentra na experiência e realização de valor. Esta última rota foi fundada pelo filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, que estabelece que a comunicação ética deve ser, principalmente, comunicação baseada na experiência. Esse argumento filosófico destaca a importância das atividades práticas para a educação moral, de modo que se conclui que o esporte é um meio propício para tal finalidade pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Felipe Nicolás Mujica Johnson, Nelly del Carmen Orellana Arduiz

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess