Efeitos de uma intervenção baseada na aprendizagem cooperativa no autoconceito físico de futuros professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90317Palavras-chave:
autoconceito físico, formação inicial de professores, metodologia ativa, modelos pedagógicos, questionário CAFResumo
O objetivo principal desta pesquisa foi analisar os efeitos de uma intervenção baseada na aprendizagem cooperativa no autoconceito físico de futuros professores de Educação Física. Utilizou-se um desenho quase experimental e longitudinal onde foi realizada uma intervenção durante quatro meses (46 sessões de uma hora e meia) no 3º ano da Licenciatura em Licenciatura em Educação Física. Participaram voluntariamente 53 alunos (41 meninos e 12 meninas com idade média de 20,9 anos). Para avaliar o autoconceito físico dos participantes, foi aplicado o Questionário de Autoconceito Físico (CAF) antes e após a intervenção. A análise dos dados obtidos mostra que após a intervenção os escores melhoraram em todas as escalas de autoconceito físico. Além disso, e de acordo com a literatura científica existente, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em função do sexo, com as raparigas a atingirem as pontuações mais baixas, tanto pré como pós-intervenção. Os resultados obtidos indicam que as metodologias ativas, como a aprendizagem cooperativa, podem ter um impacto positivo no autoconceito físico dos futuros professores de Educação Física, mas tendo em conta o tamanho da amostra e a ausência de um grupo de controlo, aconselha-se cautela ao estabelecer relações de causa e efeito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Jon Ortuondo Bárcena, David Hortigüela-Alcalá, Iraia Bidaurrazaga-Letona, Luis María Zulaika Isasti

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess