Dor musculoesquelética relacionada a sobreviventes de COVID-19 após hospitalização: uma breve revisão
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90361Palavras-chave:
COVID-19, Dor, Musculoesquelética, SARS-CoV-2, Doença Musculoesquelética, Síndrome da Dor MiofascialResumo
Objetivo: Esta revisão teve como objetivo fornecer uma atualização sobre a caracterização e o impacto da dor musculoesquelética em sobreviventes de COVID-19. Métodos: São considerados artigos sobre sujeitos que se recuperaram da infecção por COVID-19 após internação (sobreviventes de COVID-19) com dor musculoesquelética secundária. Resultados: Seis artigos (um editorial, uma declaração de consenso, uma carta ao editor, um estudo de caso-controle, um estudo de coorte e uma revisão) mostraram os efeitos poliédricos do SARS-CoV-2 na dor musculoesquelética. Esta breve revisão não foi capaz de identificar claramente qual era a patogênese da dor musculoesquelética em sobreviventes de COVID-19. Conclusão: Dados preliminares mostraram que dor generalizada semelhante ao padrão compatível com dor de origem musculoesquelética pode caracterizar sintomas após infecção por SARS-CoV-2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Elisa Fiore, Camilo Corbellini, Lara Acucella, Stefano Gargano, Eleuterio Sánchez Romero, Diego Cotella, Jorge Hugo Villafañe

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess