Dor musculoesquelética relacionada a sobreviventes de COVID-19 após hospitalização: uma breve revisão
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90361Palavras-chave:
COVID-19, Dor, Musculoesquelética, SARS-CoV-2, Doença Musculoesquelética, Síndrome da Dor MiofascialResumo
Objetivo: Esta revisão teve como objetivo fornecer uma atualização sobre a caracterização e o impacto da dor musculoesquelética em sobreviventes de COVID-19. Métodos: São considerados artigos sobre sujeitos que se recuperaram da infecção por COVID-19 após internação (sobreviventes de COVID-19) com dor musculoesquelética secundária. Resultados: Seis artigos (um editorial, uma declaração de consenso, uma carta ao editor, um estudo de caso-controle, um estudo de coorte e uma revisão) mostraram os efeitos poliédricos do SARS-CoV-2 na dor musculoesquelética. Esta breve revisão não foi capaz de identificar claramente qual era a patogênese da dor musculoesquelética em sobreviventes de COVID-19. Conclusão: Dados preliminares mostraram que dor generalizada semelhante ao padrão compatível com dor de origem musculoesquelética pode caracterizar sintomas após infecção por SARS-CoV-2.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Elisa Fiore, Camilo Corbellini, Lara Acucella, Stefano Gargano, Eleuterio Sánchez Romero, Diego Cotella, Jorge Hugo Villafañe

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess