Habilidades Motoras do Sul: Congada de São Benedito em Ilhabela - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90387Palavras-chave:
Processos Educativos, Congada, Motricidades do Sul, Epistemologias do SulResumo
Motricidades do Sul são práticas sociais de jogos, lutas, danças, festas, canções, histórias e rituais com características de um povo/comunidade localizado ao sul, geográfica ou metaforicamente, que envolvem tradição e resistência de tais manifestações ao colonialismo e à dominação epistemológica. . O objetivo desta pesquisa é compreender os processos educativos envolvidos na construção das Motricidades do Sul dos participantes da Congada de São Benedito em Ilhabela, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, Brasil. Com uma metodologia de inspiração fenomenológica, foram entrevistadas cinco pessoas envolvidas na prática da Congada. As entrevistas foram submetidas à análise fenomenológica, permitindo a construção da categoria: "Ancestralidade, devoção e filiação partidária". É possível considerar que as Motricidades del Sur, na Congada de San Benedicto, envolviam a tradição e a resistência de um povo. Esses aspectos são bem mantidos, são criados, recriados, lembrados, tornam-se presentes e são projetados entre seus participantes no processo cotidiano de viver-a-vida.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Silmara Elena Alves de Campos, Denise Aparecida Corrêa, Luiz Gonçalves Junior

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess