Configuração dermatoglífica, ACTN3 e RCT: um estudo transcultural em atletas de diferentes disciplinas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90561Palavras-chave:
alfa-actinina; impressão digital; polimorfismo genéticoResumo
O desempenho físico tem sido associado a diferentes variantes genéticas. O objetivo deste estudo foi determinar a associação entre características dermatoglíficas e os genótipos ACTN3 e ECA. A amostra é composta por 82 seleções de diferentes modalidades esportivas do Brasil, Japão e Chile. Os marcadores ACTN3 e ECA foram obtidos através de uma amostra de saliva e analisados pela cadeia da polimerase em tempo real do iQ5ThermalCycler, BioRad, enquanto um leitor de impressão digital Verifier® foi utilizado para a configuração do dermatoglifo 320 LC 2.0. Esses atletas foram classificados em grupos de acordo com a configuração de seus padrões dermatoglíficos (A, L, W, D10 e SQTL) nos seguintes grupos: aeróbio (n = 27); anaeróbico (n = 55). Em relação à frequência de aparecimento de polimorfismos, o genótipo RX 48,0% e 49,1% de ACTN3 predominou para ambos os grupos, e DI 68,0% e 41,3% para ECA, nos grupos aeróbio e anaeróbio, respectivamente. No grupo aeróbio é observada uma associação muito alta entre ACTN3 com alça, verticilo e D10 (r = 0,90), no grupo anaeróbio apenas uma associação alta é observada em alça (r = 0,77), para o gene ACE são observados moderados associações entre alça, verticilo e D10 (r = 0,45), no grupo aeróbio. Conclusão: As características dermatoglíficas podem estar associadas à variante alélica do gene ACTN3 (RR) e ACE (DI), para perfis esportivos de natureza anaeróbia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Claudio Hernández-Mosqueira, Humberto Castillo-Quezada, Sebastian Peña-Troncoso, Andrea Joao, Rodrigo Moraga Muñoz, Mauricio Cresp-Barria, Alexis Caniuqueo-Vargas, Sandro Fernandes Da Silva, Jose Fernandes Filho

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess