Análise do Stand-up Paddle Boarding: Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90595Palavras-chave:
SUP, Stand-up paddle boarding, fisiologia, biomecânica, lesões, educaçãoResumo
Stand-up paddle boarding (SUP) é uma atividade física relativamente nova, que envolve remar com um remo de lâmina única em pé em uma prancha tipo surfe. Embora sua prática tenha aumentado nos últimos anos, não há muitas pesquisas sobre esse esporte. O objetivo desta revisão é analisar as pesquisas realizadas até o momento no SUP, para o qual foram consultadas as seguintes bases de dados: PUBMED / MEDLINE, Web of Science (WOS), biblioteca Cochrane, Google scholar e Scopus, utilizando a seguinte busca base da frase (Stand up paddle [Título / Resumo]) OU (Stand up paddle [Título / Resumo]). Foram obtidos 182 artigos e após a aplicação do método PRISMA, foram incluídos 36 artigos, divididos em 5 grupos: fisiologia, biomecânica, lesão, educação e outros. A literatura existente mostra o grande potencial dessa atividade em melhorar parâmetros relacionados à saúde, como sistema cardiovascular ou equilíbrio, bem como descrever um somatótipo mesomorfo balanceado e um bom nível cardiovascular em remadores de elite. Por outro lado, uma maior taxa de lesões foi registrada nos ombros, parte inferior das costas e cotovelos em participantes de corridas de SUP e na parte inferior do corpo no caso de surf de SUP, com o treinamento de força sendo a variável de treinamento que está mais intimamente ligada à prevenção de lesões . Esta revisão demonstra que o SUP é uma atividade com grande potencial de aplicação na educação, bem como na melhoria da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Arkaitz Castañeda-Babarro, Eneko Balerdi, Patxi León-Guereño

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess