Estudo dos temas e conteúdos das teses de doutorado realizadas na Espanha em Biomecânica do Esporte
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90604Palavras-chave:
Pesquisa documental, tese de doutorado, biomecânica do esporte, pesquisa, esporteResumo
O objetivo do estudo é conhecer e avaliar a evolução dos temas e conteúdos das teses de doutorado lidas na Espanha sobre Biomecânica do Esporte durante o período de 1980 a 2019. A amostra é composta por 233 teses após seleção processo com o uso de critérios de inclusão / exclusão e termos de pesquisa específicos. Os resultados mostram que há um crescimento progressivo da produção de teses de doutorado ao longo do tempo com aumentos progressivos, principalmente no terceiro e quarto períodos. Os campos temáticos com maior número de teses lidas são Biomecânica de Apoio e Biomecânica Aplicada. O campo da Biomecânica Básica é residual, com três teses lidas ao longo do período investigado. Na Biomecânica de Apoio, o subcampo mais representado e em constante crescimento é a Área Médica, com 73 teses lidas, representando 68,2% do total da área temática. Na Biomecânica Aplicada, os subcampos com mais teses lidas são Análise da Técnica Esportiva e Análise do Movimento, com 35 e 32 teses lidas, respectivamente, sem que se observe um crescimento constante ao longo do tempo. A área de Biomecânica-Tecnologias é a terceira com 10,7% das teses lidas. O termo mais utilizado nos títulos das teses é "marcha", que se torna um tema transversal que tem sido abordado a partir de diferentes perspectivas científicas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Jose Campos Granel, Marcos Gutiérrez-Dávila, José María Campos Coll

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess