A qualidade do descanso e sua relação com a prática de atividade física durante o bloqueio COVID-19 na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90716Palavras-chave:
COVID-19; confinamento; dormir; atividade física; saúdeResumo
O estado de alarme espanhol, para o surto de COVID-19, resultou em restrições de mobilidade, mudanças de hábitos e distúrbios do sono. Estamos investigando se esses distúrbios podem ser reduzidos com a prática de atividade física (AF). Um questionário foi aplicado a 1.046 pessoas (48,57% homens e 51,43% mulheres), com idade média de 40 anos (DP: ± 13,35). Foi utilizada metodologia quantitativa descritiva com base em amostra não intencional e os dados foram submetidos a testes não paramétricos. Em relação ao repouso (quantidade de horas de sono) aumentou em geral, passando de 7,13 horas para 7,65 (p = 0,000), enquanto a qualidade do sono piorou, o escore diminuiu de 3,67 para 3,24, p = 0,000. Para as faixas etárias (18 a 24 anos, 25 a 64 e 65 anos ou mais), houve dados significativos (qualidade e quantidade) para as duas primeiras faixas (p = 0,000) e nenhum para a terceira. Quanto à relação entre prática de AF e horas / qualidade do sono, não houve correlações significativas em toda a amostra (p = 0,191, p = 0,113). O principal achado não foi correlação significativa para nenhuma faixa etária (quantidade e qualidade do sono), exceto para o grupo de 18-24 anos. Este resultado contradiz os achados de estudos anteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Ana María Magaz-González, Cristina Mendaña-Cuervo, César Sahelices-Pinto, Marta García-Tascón

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess