Perfil antropométrico de futebolistas profissionais de acordo com a posição ocupada no campo de jogo
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90770Palavras-chave:
Cinantropometria, Desempenho Atlético, FutebolResumo
Objetivo: Analisar as características antropométricas de jogadores profissionais de futebol do clube esportivo Ñublense divididos de acordo com a posição que ocupam no campo de jogo. Método: Participaram cento e cinquenta e oito (n = 158) jogadores de futebol profissional, divididos em Goleiros (AR) Defensores (DEF) Flyers (VOL) e Atacantes (DEL), todos pertencentes ao Ñublense Sports Club da cidade de Chillan , Chile. A avaliação da composição corporal foi realizada por meio do fracionamento de 5 componentes, somatótipo, índice de massa corporal, soma de seis dobras cutâneas e a relação músculo-osso, seguindo o protocolo da International Society for the Advancements of Kinanthropometry (ISAK). Resultados: Em relação à composição corporal, obtiveram-se valores percentuais de Massa Adiposa = 21,7%, Massa Muscular = 48,9%, Massa Residual = 12,4%, Massa Óssea = 11,4% e Massa Cutânea = 5,2%. Em relação ao somatótipo, obteve-se uma classificação mesomórfica balanceada com valores médios 2,5-5,4-2,1. Conclusão: Os jogadores profissionais do clube de futebol Ñublense, de acordo com a posição que ocupam no campo de jogo, apresentam um somatótipo semelhante ao de outros jogadores de futebol nacionais e internacionais, onde predomina o componente mesomórfico balanceado. Porém, há um aumento nos percentuais de massa adiposa (MA) e uma estatura menor, em comparação com jogadores internacionais de futebol, o que pode determinar claras diferenças de desempenho em relação às posições de jogo em situações competitivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Claudio Hernández-Mosqueira, Humberto Castillo-Quezada, Sebastian Peña-Troncoso, Felipe Hermosilla-Palma, Gustavo Pavez-Adasme, Sandro Fernandes Da Silva, Alexis Caniuqueo-Vargas, Mauricio Cresp-Barria, Hugo Velasquez-Gonzalez, Jose Fernandes Filho

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess