Critérios para identificar e avaliar modelos de periodização do treinamento esportivo
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.90837Palavras-chave:
Treinamento Desportivo; Periodização do treinamento esportivo; Planejamento de treinamento esportivo; Modelos de periodizaçãoResumo
A periodização é um sistema metodológico que distribui conteúdos de treinamento. Com a evolução dos esportes, diversos modelos de periodização foram desenvolvidos com base na periodização clássica de Matveev, no modelo de periodização em Blocos de Verkhoshansky, Modular de Vorobiev, Pendular de Arosiev e Kalinin, Carga Alta de Tschiene, ATR de Valdivielso, Multicíclico de Platonov e Prioridade de Bompa, entre outros . A grande maioria dos modelos - e mesmo suas variações - dificultam a classificação e a seleção de qual periodização utilizar. Para tanto, o objetivo do presente estudo foi criar critérios para identificar modelos de periodização do treinamento esportivo e, com o uso da análise e discussão de suas características, propor uma classificação e indicar a aplicabilidade dos modelos mais citados na literatura. Na metodologia deste estudo, foi utilizada uma técnica de grupo conhecida como discussão direta. O grupo foi composto por 20 mestrandos, todos pesquisadores dos modelos propostos e alunos de treinamento esportivo do Curso de Ciências da Motricidade Humana da Universidade Castelo Branco, além de quatro mediadores de discussão. Apesar de uma série de diferenças conceituais, os resultados mostram que a maioria dos modelos contemporâneos de treinamento de periodização derivam do modelo de Matveev, na tentativa de atender às demandas impostas atualmente pelo esporte. Analisamos os modelos investigados e concluímos que, apesar de sua diversidade, algumas características são comuns e ajudam a distinguir cada um deles em termos de estrutura, variação de carga, número de picos, nível esportivo e aplicabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Estélio Henrique Martin Dantas, Juan Cristóbal Barrón, Michael Douglas Celestino Bispo, Erik Salum de Godoy, Cristiane Kelly Aquino dos Santos, Maria de Nazaré Dias Bello, Gabriel Gastélum Cuadras

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess