Perfil do lutador de Jiu-Jitsu brasileiro, variáveis, técnicas e instrumentos para mensuração do desempenho esportivo: uma scoping review
A scoping review
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91024Palavras-chave:
jiu-jitsu brasileiro; avaliação; atuação; performance atlética; Artes marciais; medicina esportivaResumo
Objetivos: Verificar o perfil do lutador de Jiu-Jitsu brasileiro estudado na literatura e caracterizar as variáveis, técnicas e instrumentos de mensuração do desempenho esportivo. Métodos: A revisão foi realizada de acordo com os critérios de declaração PRISMA, considerando estudos entre os anos de 2010 e 2020 no SportDiscus, PubMed/Medline, SCOPUS, LILACS, Dialnet e SCIELO. Resultados: Foram selecionados 51 estudos, a maioria de origem brasileira (82,4%). A amostra total foi composta por 1.493 lutadores (98% homens), com idade média de 27,1 anos. As variáveis mais avaliadas foram as fisiológicas (24 estudos) e as físicas (13 estudos). Destes, os mais analisados foram o lactato e a força de preensão, respectivamente. Os instrumentos de avaliação mais utilizados foram a Classificação de Esforço Percebido de Borg para as variáveis fisiológicas (13 estudos), a dinamometria para as variáveis físicas (13 estudos) e a escala de peso para as variáveis antropométricas e nutricionais (15 estudos). Conclusões: Foi gerado um perfil de lutador de Jiu-Jitsu brasileiro. As variáveis mais estudadas foram as fisiológicas e físicas. Os instrumentos de avaliação mais utilizados foram a balança de peso, dinamometria e Borg Rating of Perceived Esforço. Além disso, são poucos os estudos que realizam medições em tempo real, em lutadoras, em lutadoras de Jiu-Jitsu brasileiro e que relatam o estilo da lutadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cristóbal R Riquelme-Hernández, Juan P Reyes-Barría, Tomas Herrera-Valenzuela, Rafael Zapata-Lamana, Daniel Esteban Reyes Molina, Igor Cigarroa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess