Imagem corporal e participação nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91115Palavras-chave:
imagem corporal, educação física, participação escolarResumo
O objetivo desta pesquisa é estudar a incidência da imagem corporal na participação em aulas de Educação Física de 45 mulheres e homens entre 13 e 17 anos de estabelecimentos de ensino de Temuco, Chile. Foram considerados os alunos que, sem apresentar prejuízo à saúde, não participavam regularmente das aulas de Educação Física. A metodologia considerou uma abordagem mista, com um desenho não experimental do tipo transversal descritivo. Foi realizada uma coleta sistemática de antecedentes qualitativos por meio de grupos focais e considerado o Body Shape Questionnaire, para estudar a opinião dos alunos a respeito de sua imagem corporal. Os resultados mostram que 10% dos homens expressam preocupação moderada com a imagem corporal e 24% das mulheres expressam preocupação moderada com sua figura. Esses dados correspondem às opiniões expressas nos grupos focais, onde se observou que os alunos sentem desconforto e insatisfação corporal em relação ao seu corpo, principalmente do gênero feminino. No entanto, este não se constitui como o principal motivo para a não participação nas aulas de Educação Física, sendo os aspectos metodológicos os que são apontados como de maior importância.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Roberto Lagos Hernández, Tatiana Jerez Fuenzalida, Gerardo Fuentes-Vilugrón, Adolfo Willschrei Barra, Karen Acuña Molina, Macarena Leichlte San Martín

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess