Modelo técnico do push push no hóquei em campo. Uma proposta de análise
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91126Palavras-chave:
desempenho atlético, biomecânica, técnica esportiva, hóqueiResumo
Este artigo apresenta uma visão proposicional da bibliografia atual sobre a técnica push-push da biomecânica. O objetivo da pesquisa foi descrever a técnica do esporte push push no hóquei em campo, a fim de propor bases para sua análise biomecânica por meio da determinação de OGR, PM e OB. Os seguintes bancos de dados foram revisados; Pubmed, Google Scholar e ScienceDirect, para obter artigos selecionados de 2000-2020. Foi utilizada a metodologia PRISMA®; artigos foram incluídos; (i) estudos voltados para o hóquei em campo (ii) artigos que se referem ao gesto de empurrar e (iii) estudos escritos em inglês e espanhol. Os artigos incluídos foram 5, posteriormente foi elaborado um modelo técnico composto por três fases: acomodação, aceleração e monitoramento, onde cada fase apresentou suas finalidades mecânicas e objetivos biomecânicos, entregando uma estratégia inovadora para a análise da técnica esportiva com foco no esporte para a biomecânica do esporte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Joaquín Moreno de la Fuente, Luis Rojas-Briceño, Jaime Escalona-Riquelme, Pablo Merino-Muñoz, Hugo Cerda-Kohler, Bianca Miarka, Ciro Brito, David Arriagada-Tarifeño, Esteban Aedo-Muñoz

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess