O desafio antes da luta: discussão acerca dos processos de perda de peso em atletas do UFC
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91280Palavras-chave:
Mixed Martial Arts, Ultimate Fighting Championship, Perda rápida de peso, Esporte de combate, Desvios supraconformativosResumo
O presente estudo analisou alguns casos de procedimentos de perda rápida de peso em atletas de Mixed Martial Arts (MMA) vinculados ao Ultimate Fighting Championship (UFC), atualmente o maior promotor da modalidade. Portanto, foram utilizadas fontes impressas, tais como revistas especializadas ou não; documentários, programas televisivos, entrevistas, matérias em sites da internet; fontes documentais, regulamentações e protocolos. Observou-se que a perda rápida de peso se configura como um desvio supraconformativo o qual faz parte de um código de conduta valorizado pelos atletas, mas que por vezes tornam-se problemáticos. Os casos aqui elencados obtiveram relativa repercussão midiática e resultaram em danos agudos e crônicos para a integridade física dos atletas, prejuízos financeiros e mercadológicos ao promotor dos eventos. Notou-se ainda haver certa negligência entre atletas e equipes, organizadores de eventos e comissões atléticas norte-americanas para tentar evitar que procedimentos extremos para perda rápida de peso ocorressem com mais frequência, colocando os atletas em risco, causando danos ao próprio evento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Riqueldi Straub Lise, Mayara Torres Ordonhes, André Mendes Capraro, Fernando Renato Cavichiolli

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess