Atividade física e movimento integrados ao ensino de segunda língua desde a mais tenra idade: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91506Palavras-chave:
segunda língua; sala de aula ativa; atividade física; Educação Física; primeiras idadesResumo
Enquadramento: o objetivo principal deste artigo é analisar a eficácia de programas de intervenção baseados em atividade física e movimento para o ensino e aprendizagem de uma segunda língua (L2) na primeira infância, fornecendo também uma visão geral do estado da arte atual. Métodos: o estudo apresenta uma revisão sistemática, dando especial atenção à literatura científica que combina e integra em sala de aula, atividade física e conteúdos do currículo de Educação Física, para o ensino da L2. A Web of Science (WOS), Scopus e ProQuest foram utilizadas como bases de dados, obtendo-se um total de 14 artigos científicos intimamente relacionados com o tema do trabalho, publicados entre 2001 e 2020. Resultados e Conclusões: Os resultados produzidos após consulta de diferentes Os motores de busca revelam que, por um lado, são escassas as pesquisas sobre este tema e, por outro, há uma influência positiva das atividades físicas e/ou expressivas na aquisição de uma segunda língua. Este é especialmente o caso da aquisição de vocabulário e é encontrado quando comparado com os métodos convencionais de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Gabriel González Valero, Rosario Padial-Ruz, Raquel García-Molina, José Luis Ubago-Jiménez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess