Análise do sucesso nas sequências de finalização dos playoffs de futebol profissional colombiano
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91570Palavras-chave:
ações de finalização, desempenho esportivo, metodologia observacional, golResumo
O objetivo do presente estudo foi examinar a influência das variáveis categóricas e do componente de sucesso nas sequências de finalização durante o encerramento dos playoffs de futebol profissional colombiano (FPC) de 2017. A amostra foi composta por 243 ações de finalização executadas nos 14 jogos. dos playoffs do torneio de encerramento 2017 da FPC. Os dados foram tratados por meio de uma metodologia observacional descritiva, com desenho ideográfico, pontual e multidimensional e sistema de categorias levando em consideração o formato de campo misto do instrumento de observação VATOF (Avaliação de Ações Táticas Ofensivas no Futebol). O nível de concordância (interobservador) e confiabilidade (intraobservador) foi calculado por meio do índice kappa de Cohen (Cohen, 1960); com nível de concordância interobservador (p= .95) e intraobservador (p= 1). De acordo com os resultados deste estudo, existe evidência de uma clara tendência para o jogo defensivo por parte das equipas FPC; falta de preparação do jogo, criação e utilização de espaços livres mantendo a posse de bola para o desenvolvimento do jogo pelas alas com eficácia dos remates, bem como maior interação entre os jogadores que garante uma preparação organizada e com profundidade de jogo para o realização das ações em meta. A análise do desempenho técnico-tático com base em variáveis categóricas pode permitir aos treinadores estabelecer as características e exigências do jogo e desenhar planos de treino de acordo com as exigências da competição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Sergio Andrés Caicedo Parada, Mario Amatria Jímenez, Amalia Villamizar Navarro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess