Promovendo ações técnico-tático durante jogos reduzidos de futebol: uma revisão narrativa sobre a manipulação de restrições em modelos de ensino ecológico
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91723Palavras-chave:
Modelos de Ensino, Treinamento, Performance, Ecologia de Jogos, Jogos PequenosResumo
Com o objetivo de melhorar o desempenho dos jogadores no futebol, treinadores e professores vêm empregando métodos de treinamento contemporâneos, que incluem o uso de jogos reduzidos. Esses jogos são ferramentas pedagógicas utilizadas em sessões de treinamento para aprimorar as habilidades táticas, técnicas, físicas e psicológicas dos jogadores em ambientes semelhantes ao jogo formal. A utilização de jogos reduzidos apresenta vantagens no processo ensino-aprendizagem-treinamento do futebol, desde que o treinador compreenda quais variáveis do jogo devem ser manipuladas para atingir seus objetivos. Nesse sentido, esta revisão narrativa teve como objetivo apresentar e discutir a manipulação de alguns aspectos que influenciam a modulação técnico-tático em jogos reduzidos de futebol. A eficácia dos jogos reduzidos como ferramentas pedagógicas depende de suas múltiplas configurações, como a composição das equipes, o número de jogadores por equipe, o tamanho do campo e a manipulação das regras do jogo. Essas configurações de jogo devem estar alinhadas com os objetivos do treinador e da equipe, e ir ao encontro da capacidade dos atletas de resolver situações-problema, com base em seus conhecimentos tático-técnicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Eduardo de Paula Amorim Borges, Gibson Moreira Praça, Lucas Savassi Figueiredo, Carlos Alexandre Vieira, Gustavo De Conti Teixeira Costa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess