Alongamento global ativo em alunos do ensino médio. Efeitos na amplitude de movimento
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91843Palavras-chave:
Alongamento ativo, flexibilidade, adolescentes, higiene postural, amplitude de movimentoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de 5 semanas de treinamento de flexibilidade de alongamento global ativo (SGA) na amplitude de movimento em um grupo de estudantes do ensino médio. Um total de 21 alunos pertencentes a uma turma do ensino médio foram aleatoriamente designados para um grupo controle (n=10) ou experimental (n=11). A intervenção consistiu em 10 sessões durante 5 semanas aplicando 20 minutos de exercícios SGA para fechamento do quadril. Para avaliar as melhorias na amplitude de movimento, um teste de avaliação dedo-solo e medida ativa do ângulo de flexão do ombro (hiperflexão sagital bilateral do ombro) foram realizados; antes (pré) e depois (pós) a intervenção. No grupo controle, não foram observadas diferenças significativas na amplitude de movimento do membro inferior ou no ângulo de hiperflexão do ombro. No entanto, os sujeitos experimentais tiveram melhorias significativas em ambos os testes após a intervenção. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos. Portanto, parece que o método SGA gera melhorias ao nível da amplitude de movimento nos membros superiores e inferiores e pode ser uma proposta inovadora, útil e interessante para aplicar durante o desaquecimento durante as aulas de Educação Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Miguel Sanchez Moreno, Juan Antonio Romero Jurado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess