A formação de jogadores de futebol é um processo lucrativo para os clubes?
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91896Palavras-chave:
desenvolvimento do jogador, academia, futebol, gestãoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar e determinar a reavaliação no mercado dos jogadores de futebol das equipes subsidiárias de uma liga profissional de futebol. Foi realizada uma análise descritiva envolvendo jogadores de futebol das equipes filiadas da LaLiga Santander da temporada 19-20 (n=144) com idade entre 17 e 26 anos (M=22,34±2,18). Os resultados mais relevantes mostram como a maioria dos jogadores está a treinar no clube há apenas 4 anos, com uma reavaliação no mercado após três anos de 15,57 milhões de euros em média, sendo os que ingressam no clube em idade júnior. infantis os que costumam obter mais valor ao longo do tempo. Pode-se concluir que os procedimentos utilizados nesta pesquisa podem ser muito úteis para analisar o processo de formação do jogador de futebol e a lucratividade que isso gera em seus clubes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Alberto Martín Barrero

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess