Efetividade de um programa de telerreabilitação na funcionalidade e satisfação do usuário de sobreviventes da COVID-19 em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91899Palavras-chave:
COVID-19, Funcionalidade, Telerreabilitação, Satisfação do usuárioResumo
Este estudo tem como objetivo descrever os efeitos de um programa de telerreabilitação na funcionalidade e satisfação do usuário de sobreviventes de COVID-19 em um hospital público. Trata-se de um estudo observacional, longitudinal e retrospectivo. Foram compilados os registros de vinte usuários adultos de um hospital público com recursos limitados que ingressaram em um programa de telerreabilitação liderado por fisioterapeutas entre os meses de junho e outubro de 2020. Foram compiladas as variáveis funcionais de capacidade funcional e força de membros inferiores. teste to-Stand, estado funcional avaliado com a Functional Status Scale, fadiga avaliada com a escala de avaliação de fadiga e independência nas atividades da vida diária (AVDs) avaliada com o Índice de Barthel. As pesquisas de satisfação do usuário que os pacientes responderam após o término da intervenção também foram compiladas. Após a telerreabilitação, os pacientes melhoraram a capacidade funcional e a força dos membros inferiores, estado funcional, AVDs (p<0,01; intervalo de tamanho do efeito=-0,18;-0,40) e mostraram boa satisfação do usuário. Não houve diferenças na percepção de fadiga (p=0,33; tamanho do efeito=0,08) após a intervenção. Conclui-se que um programa estruturado de telerreabilitação para sobreviventes de COVID-19 mostrou-se eficaz para a funcionalidade e satisfação do usuário dessa população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Ivana Leao Ribeiro, Luz Alejandra Lorca, Rodrigo Torres-Castro, Marta Pizarro, PT

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess