Um ano depois das aulas virtuais na carreira de Educação Física: uma comparação entre Chile e México
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91944Palavras-chave:
satisfação, aulas virtuais, educação física, cultura físicaResumo
A satisfação do aluno é definida como o bem-estar que o aluno experimenta ao sentir que suas expectativas acadêmicas são atendidas como resultado das atividades realizadas pela instituição para atender às suas necessidades educacionais. O objetivo deste estudo foi comparar os níveis de satisfação de estudantes de educação física do Chile com estudantes de graduação em cultura física e esportes do México. A metodologia foi quantitativa, não experimental transversal, e foi utilizada uma adaptação da escala Recio e Cabero Satisfaction. A amostra foi composta por um total de 491 alunos, sendo 260 do Chile e 231 do México. Os principais resultados mostram uma maior satisfação das aulas virtuais tanto das cadeiras teóricas quanto práticas (esportivas) pelo corpo discente mexicano. Conclui-se que é necessário avançar em pesquisas que investiguem novas metodologias virtuais e também é necessário aprofundar as razões pelas quais os estudantes mexicanos têm maior satisfação, seja por recursos tecnológicos ou culturais ou por maiores níveis de flexibilidade diante de mudanças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Elizabeth Flores Ferro, Fernando Maureira Cid, Marcelo Hadweh Briceño, Omar Gavotto Nogales, Socorro Alonso Gutiérrez Duarte, Jorge Vergara Jiménez, Sebastián Mandujano Jara

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess