Gravidez na adolescência na fase escolar. Um olhar da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92554Palavras-chave:
Gravidez na adolescência; educação física e saúde; professor de educação física e saúdeResumo
Objetivo: Analisar a percepção e a interação de professores de Educação Física (EF) com alunas gestantes na aula de Educação Física e Saúde (EFyS). Método: 60 professores de EF que ministravam aulas de EF e S para gestantes na escola responderam voluntariamente a um questionário. O questionário foi especialmente elaborado para esta pesquisa e validado por meio de julgamento de especialistas. O estudo teve abordagem quantitativa com amostragem não probabilística. A análise incluiu análise descritiva e teste Qui-quadrado de Pearson (p < 0,05). Resultados: 90% dos professores pesquisados afirmam que a aula EFyS pode auxiliar um bom desenvolvimento embrionário e a saúde do recém-nascido. No entanto, também afirmam que apenas 58,3% das alunas com gravidez na adolescência em fase escolar frequentam as aulas do EFyS. Paralelamente, 31,6% dos professores de EF que deram aulas para adolescentes grávidas declaram não possuir as competências necessárias para dirigir essas atividades. Conclusão: Ao final do estudo, há evidências de uma baixa participação de adolescentes grávidas nas aulas de F&S. No entanto, os professores de EF consideram que as aulas de EF durante a gravidez auxiliam no bom desenvolvimento embrionário e na saúde do recém-nascido, além de não gerar riscos à saúde do feto e da adolescente grávida. Por fim, os professores de EF percebem que possuem habilidades para conduzir aulas de EF durante a gravidez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Maryorie Alejandra Guerrero Sánchez, Pamela Martínez Andunce, Claudio Hinojosa Torres, Hugo Vargas Díaz, Anthony Araya Hernández, Macarena Hurtado Guerrero

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess