Gravidez na adolescência na fase escolar. Um olhar da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92573Palavras-chave:
Gravidez na adolescência; educação física e saúde; professor de educação física e saúdeResumo
Objetivo: Analisar a percepção e a interação de professores de Educação Física (EF) com alunas gestantes na aula de Educação Física e Saúde (EFyS). Método: 60 professores de EF que ministravam aulas de EF e S para gestantes na escola responderam voluntariamente a um questionário. O questionário foi especialmente elaborado para esta pesquisa e validado por meio de julgamento de especialistas. O estudo teve abordagem quantitativa com amostragem não probabilística. A análise incluiu análise descritiva e teste Qui-quadrado de Pearson (p < 0,05). Resultados: 90% dos professores pesquisados afirmam que a aula EFyS pode auxiliar um bom desenvolvimento embrionário e a saúde do recém-nascido. No entanto, também afirmam que apenas 58,3% das alunas com gravidez na adolescência em fase escolar frequentam as aulas do EFyS. Paralelamente, 31,6% dos professores de EF que deram aulas para adolescentes grávidas declaram não possuir as competências necessárias para dirigir essas atividades. Conclusão: Ao final do estudo, há evidências de uma baixa participação de adolescentes grávidas nas aulas de F&S. No entanto, os professores de EF consideram que as aulas de EF durante a gravidez auxiliam no bom desenvolvimento embrionário e na saúde do recém-nascido, além de não gerar riscos à saúde do feto e da adolescente grávida. Por fim, os professores de EF percebem que possuem habilidades para conduzir aulas de EF durante a gravidez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Álvaro Huerta Ojeda

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess