Promoção da inclusão educacional na formação de professores por meio da aplicação do Ensino-Serviço Universitário no campo da diversidade funcional
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92688Palavras-chave:
Aprendizagem-Serviço, formação de professores, motricidade, diversidade funcional, inclusão educacionalResumo
A educação inclusiva é um desafio partilhado e uma necessidade se pretendemos avançar para uma sociedade mais justa. Embora a atenção à diversidade funcional na sala de aula tenha sido aprimorada, há muito espaço para melhorias; e a realidade educacional e a literatura nos desafiam a continuar investigando nesse sentido. A formação inicial de professores é uma etapa importante para influenciar por meio de experiências educacionais que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagens, valores e habilidades que facilitem a atenção à diversidade nos futuros professores. Esta pesquisa se concentra em analisar um programa de Aprendizagem-Serviço (APS), levando em consideração como isso afeta a construção da identidade pessoal e docente dos estudantes universitários participantes. O grupo de participantes (n=123) é composto pela turma-grupo da disciplina obrigatória “Fundamentos da Expressão Corporal; Jogos Motores na Educação Infantil” da Licenciatura em Docente ou Professora da Educação Infantil da Universitat Jaume I. Esta pesquisa foi abordada a partir de uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de informações foi constituído por diários de acompanhamento preenchidos pelo alunos participantes. Os resultados reforçam o estado da questão, denotando uma mudança na identidade pessoal e docente do corpo discente e mostram a SL como uma ferramenta adequada para promover aprendizagens, valores e sentimentos essenciais para avançar rumo à inclusão educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 María Maravé-Vivas, Celina Salvador-García, Óscar Chiva-Bartoll

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess