Uma abordagem do fenômeno circense no Chile e as características de um educador circense
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92761Palavras-chave:
Circo; Artes Cênicas; Educação informal; Didática; Educador.Resumo
O presente trabalho aborda o fenômeno educacional do circo chileno especificamente no chamado "Novo Circo", faz parte de um estudo maior sobre o circo como processo educacional não formal. Tem como objetivo descrever o fenômeno em nível nacional e identificar as características de um educador circense. O método foi misto, considerando duas fases, foi aplicado um questionário autoaplicável com 5 questões fechadas e 2 questões abertas. O cálculo amostral considerou 95% de confiabilidade e 5% de erro, atingindo n= 320 (211 homens 66% e 109 mulheres 44%). Os principais resultados mostram uma população jovem entre 21 e 29 anos e uma centralização do fenômeno circense nas regiões da zona central do país. E as características reveladas, destacam o bom humor, organização e planejamento somados à vivência e trajetória pedagógico-cirense. Concluindo que é necessário descentralizar e promover processos de formação integral para quem decide orientar o processo educativo circense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Francisco Oviedo Silva, Eugenio Merellano-Navarro, Jose Maria Pazos Couto, Sergio Toro Arévalo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess