Diferenças no estado nutricional e níveis de atividade física entre escolares de ascendência étnica mapuche e ascendência europeia: um estudo observacional
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92898Palavras-chave:
atividade física, escolares, etnia, educação, composição corporal, mapuchesResumo
A desnutrição por excesso e inatividade física na população escolar é uma preocupação para a saúde pública. No entanto, as diferenças entre escolares da etnia mapuche (étnica) e de ascendência europeia (não étnica) ainda são controversas. Objetivo. Examinar as diferenças no estado nutricional e nos níveis de atividade física entre escolares mapuche e não-étnicos de ascendência europeia. Material e métodos. Por meio de um estudo de desenho observacional, participaram 32 escolares (homens n = 16, mulheres n = 13) distribuídos segundo etnia e sexo em grupos étnicos e não étnicos. O estado nutricional foi avaliado com base no índice de massa corporal e percentual de massa gorda ajustado para idade. Enquanto isso, os níveis de atividade física através do questionário internacional de atividade física em sua versão curta. Resultados. Maior massa corporal (p < 0,01) em homens étnicos versus não étnicos, bem como níveis mais altos de atividade física baixa e vigorosa e gasto total de energia (p < 0,05) em mulheres étnicas versus não étnicas foram relatados. Conclusões. O presente estudo relata menor massa corporal e maior nível de atividade física em escolares mapuche masculinos e femininos, respectivamente, em comparação com escolares descendentes de europeus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Jairo Azócar-Gallardo, Alex Ojeda-Aravena, Eduardo Báez-San Martín, Oscar Romero-Steiner

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess