Valores de referência da velocidade da marcha em pessoas com mais de 65 anos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92924Palavras-chave:
frailty; gait speed; physical activity; older adults; health promotingResumo
Objetivo: Fornecer valores de referência para a Velocidade de Marcha (VM) de quatro metros em pessoas com mais de 65 anos no País Basco e estabelecer pontos de corte para detecção precoce de fragilidade na prática clínica. Desenho: Trata-se de um estudo transversal descritivo, no qual são coletados valores de teste de VM de quatro metros de 1.871 adultos com mais de 65 anos de idade e, em seguida, são extraídos o tempo de teste (TP) e VM em metros. por segundo. Resultados: Os pontos de corte variaram de 2,99 segundos a 3,95 segundos em PT e de 0,89 a 0,70 em VM nas mulheres e de 2,66 segundos a 3,85 segundos em PT e de 0,99 a 0,73 em MV nos homens. Os resultados da ANOVA mostram que há diferença estatisticamente significante no PT para as faixas etárias (F = 41,51 - p<0,01) e sexo (F = 15,55 – p<0,01) e no VM para a idade (F =39,32 - p< 0,01) e sexo (F = 25,67 - p<0,01). A diminuição nas duas variáveis destaca que o parâmetro PT aumenta 32,97% ao longo dos anos e o valor VM diminui 21,42%, respectivamente, valores clinicamente relevantes. Conclusões: Os dados mostram que os homens obtiveram melhores pontuações em todas as faixas etárias em relação às mulheres no teste de VM de 4 metros. O teste de VM de quatro metros é simples e aplicável na atenção primária para a detecção precoce da fragilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Xabier Río de Frutos, José Ramón Sánchez Isla, Aitor Santisteban Leguina, Patxi León Guereño, Iker Sáez Gomez de Cadiñanos, Aitor Coca

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess