Direções táticas em situações de oposição de taekwondistas latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.93022Palavras-chave:
Direções Táticas; situações de oposição; TaekwondoResumo
Dominar as direções táticas em situações de oposição no Taekwondo é um elemento de vital importância para alcançar objetivos competitivos. O objetivo é desenvolver um modelo de direções táticas em situações de oposição para taekwondistas latino-americanos. Isso permite a caracterização de ações e potência para um treinamento modular de táticas. A metodologia baseia-se na historicidade, multidimensionalidade e natureza sistêmica do treinamento tático em situações de oposição no esporte de taekwondo em cinco países, onde por meio de cinco etapas e o uso do software Vosviewer 2021 para o estabelecimento da análise bibliométrica, SSPS 25.0 para o o estabelecimento do diagnóstico e o LISREL 10.0 para a construção do modelo permitem que os resultados desejados sejam alcançados. Como resultado, podemos dizer que as estratégias esportivas impactam positivamente na experiência tática e negativamente na metodologia do treinamento tático. A experiência tática tem um impacto negativo na caracterização tática e um impacto positivo na competição esportiva profissional. A metodologia de treinamento tático tem um impacto negativo nas situações táticas e um impacto positivo no comportamento competitivo. O que potencializa o modelo de direções táticas em situações de oposição no Taekwondo latino-americano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 José Ramón Sanabria Navarro, Lisbet Guillen Pereira, Manuel de Jesús Cortina Núñez Cortina Núñez, Manuel Gutiérrez Cruz Gutiérrez Cruz, Aracely Moraima Cabezas Toro, Jorge Luis Cevallos Yapo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess