Nova análise psicométrica da Escala de autorregulação da atividade física em estudantes universitários mexicanos: estrutura interna e versão breve
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.93239Palavras-chave:
autorregulação, atividade física, validade, confiabilidade, invariância de mediçãoResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as propriedades psicométricas da Escala de Autorregulação da Atividade Física (EAAF), bem como sua versão resumida, em estudantes universitários mexicanos. Participaram 472 estudantes de universidades públicas mexicanas (mulheres = 57,1%; Mage = 21.447 anos; DTage = 3.405 anos). Os resultados suportam uma estrutura unidimensional da EAAF e sua versão resumida, bem como uma associação positiva com a autorregulação dos hábitos alimentares e bem-estar psicológico, e um grau aceitável de invariância de medida de acordo com o sexo. Da mesma forma, a confiabilidade do construto e dos escores atingiram altas magnitudes. Conclui-se que a EAAF e sua versão resumida possuem propriedades psicométricas adequadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Sergio Domínguez Lara, Raúl Alberto Zavaleta Abad, Yolanda Campos Uscanga, Luis Del Moral Del Moral Trinidad

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess