Percepções de alunos do Ensino Médio sobre o aprendizado de habilidades ginásticas e acrobáticas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.93349Palavras-chave:
método tradicional, microensino, habilidades ginásticas, atitudes, ambiente de sala de aulaResumo
Esta pesquisa de design quase-experimental se concentra em analisar as atitudes em relação à prática de habilidades ginásticas e acrobáticas em uma amostra de alunos do ensino médio, de acordo com os estilos de ensino aplicados. O desenvolvimento das habilidades gímnicas é proposto por meio de dois métodos de ensino distintos; por um lado, um ensino tradicional com comando direto e atribuição de tarefas e, por outro, um método participativo, como é o caso do estilo microensino. Os resultados mostram que por meio de metodologias participativas, favorece-se a predisposição e satisfação com as práticas ginásticas, bem como o aprimoramento das atitudes colaborativas; enquanto por meio de métodos tradicionais estimula-se a percepção da melhora da aprendizagem motora e a correção de erros técnicos. Portanto, o método de ensino adotado pelo corpo docente pode condicionar sua relação com os diferentes elementos do contexto didático, de modo a marcar as relações entre eles. Para promover ambientes de aprendizagem ótimos, os professores devem dominar, combinar e aplicar diferentes estilos de ensino após estabelecer uma análise prévia da situação na convivência da sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Mª. Alejandra Ávalos, Paula Benavidez Lozano, Lilyan Vega-Ramírez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess