Níveis de atividade e condição física em alunos do ensino fundamental na "nova normalidade"
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v47.94903Palavras-chave:
Confinamento, PAQ-C, COVID-19, OBAFI, PandemiaResumo
O objetivo do estudo foi explorar os níveis de atividade e aptidão física em alunos do Ensino Fundamental durante o “novo normal” após o confinamento. Participaram 293 escolares (Mage = 10,51; DP = 0,97), cuja atividade física foi mensurada por meio de acelerômetros e questionário PAQ-C, e condição física por meio do teste shuttle run de 20 m. Além disso, a atividade física e o condicionamento físico pré-pandemia e pós-bloqueio foram comparados em duas amostras maiores de escolares da mesma região (pré-pandemia: n = 1338, Mage = 10,50, SD = 1,09; pós-lockdown: n = 1314 , Mead = 10,58, SD = 1,04). Os resultados mostraram níveis de atividade física e sedentarismo claramente distantes dos recomendados pelas instituições de saúde pública e uma condição física abaixo do percentil 50 (especificamente, no percentil 30 em ambos os sexos). Por fim, a comparação da fase “novo normal” com a situação pré-pandemia, mostrou diminuição da atividade e condição física dos escolares. Os resultados nos convidam a continuar investigando como os hábitos físico-esportivos dos escolares têm sido reposicionados após o confinamento e durante a “nova normalidade”, bem como a intensificar esforços para promover estilos de vida ativos nesses períodos de restrições intermitentes e retorno progressivo à normalidade.
Palavras-chave: Lockdown, PAQ-C, COVID-19, OBAFI, pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Retos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess