Educação Física: Referentes e noções conceituais do corpo docente no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.58114Palavras-chave:
Professores, Educação Física, Conceitualização, Perspectivas, PrimáriasResumo
Resumo. O objetivo deste estudo é analisar o discurso do professor de Educação Física (EF) e do professor do grupo, sobre o conceito de EF, sua orientação pedagógica, aprendizado esperado e transferência de aprendizado, em uma escola pública pública (EP-PUB ) e privado (EP-PRIV). A pesquisa foi de natureza qualitativa, com base em um estudo de caso: dois professores de cada unidade de observação: um professor de grupo e outro professor de educação física em cada escola. Os métodos utilizados foram fenomenológicos e hermenêuticos, com o apoio de analítico-sintético e teórico-dedutivo. Como técnicas de coleta de informações, foram utilizadas entrevistas aprofundadas e bibliográficas. A análise do discurso baseou-se nas tipologias e no nível de reflexão proposto por Viciana, Delgado e Del Villar (1997). Os resultados destacam abordagens distantes das definições estabelecidas de referência entre os atores do ensino primário público e privado. Seus discursos indicam atributos parciais e dificilmente explicativos quando comparados aos levantados em nível nacional para o México pelo Secretário de Educação Pública (SEP) e no contexto internacional pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ( UNESCO). No entanto, é possível admitir nas falas semelhanças parciais com os referentes próximos às perspectivas atuais e à orientação pedagógica da EF; Embora, no presente, seja necessário responder ao paradigma do ser humano multidimensional no processo de construção de sua vida, e o PE apóia a linha de bem-estar integral e seu desenvolvimento em diferentes contextos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess