Biodanza: systematic review of the benefits of an emerging practice in the promotion of health and well-being
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.73348Palavras-chave:
saúde, dança, qualidade de vida, expressão corporal, atividade físicaResumo
Resumo. A biodiversidade é uma disciplina emergente aparentemente relacionada à saúde e bem-estar. Baseia-se em um sistema que integra disciplinas como dança, música e, principalmente, expressão corporal, o que permite aos participantes adaptar seu nível e habilidades iniciais. Para conhecer os benefícios da prática da biodanza, é necessário revisar sistematicamente a literatura científica relacionada a ela. Objetivo: este artigo tem como objetivo revisar sistematicamente os benefícios da biodanza na saúde. Método: os estudos foram identificados nas bases de dados até dezembro de 2018. Foram selecionadas pesquisas quantitativas sobre design, publicadas em inglês e espanhol. Nove artigos que atenderam aos critérios de inclusão foram identificados. Resultados: a biodanza mostra resultados positivos na saúde de mulheres com fibromialgia, bem como na população em geral e em crianças. Depressão, ansiedade, qualidade do sono ou inteligência emocional estavam entre as variáveis de saúde analisadas. Conclusões: os estudos mostram uma relação positiva entre os profissionais da biodanza e alguns parâmetros de saúde, principalmente variáveis de bem-estar. A biodiversidade parece ter também uma utilidade clara no trabalho comunitário e na promoção da saúde. Os estudos ainda são escassos e as amostras não são aleatórias, portanto os resultados não podem ser facilmente generalizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess