Efeito do treinamento pliométrico na força explosiva de meninas púberes jogando voleibol
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.77666Palavras-chave:
Treinamento, Puberdade, Exercício Pliométrico, VoleibolResumo
Resumo. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de um programa de treinamento pliométrico sobre a potência muscular de meninas praticantes de voleibol (n = 78; idade = 12,18 ± 1,27 anos). Os participantes foram divididos, subdivididos de acordo com o grau de maturação em: grupo controle (GC = 48 com grau de maturidade 2 = 11; 3 = 19; 4 = 19) e grupo de trabalho (GT = 30 com grau de maturidade 2 = 10; 3 = 10; 4 = 10). Ambos os grupos realizaram 3 sessões semanais de treinamento de voleibol, adicionando 3 sessões de exercícios pliométricos ao GT que incluíam ziguezague, salto linear e salto em profundidade. Para a avaliação pré e pós-treinamento, foram utilizados os testes de Agachamento, Movimento, Drop Jump e Abalakov. A estatística do teste t de Student para significância pré e pós-treinamento (p <0,05) e também a análise da magnitude do efeito. Os resultados não relataram diferenças pós-treinamento significativas, apesar de registrar magnitudes de efeito pequenas e moderadas. Conclui-se que o treinamento polimétrico não gerou efeitos positivos na habilidade de salto de meninas púberes que praticam voleibol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Gustavo Vilela, Alexis Caniuqueo-Vargas, Rodrigo Ramirez-Campillo, Claudio Hernández-Mosqueira, Sandro Fernandes da Silva

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess