O desafio como estratégia de promoção da atividade física em estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78228

Palavras-chave:

motivação; Saúde; WHO; Tecnologias de informação e comunicação; desafio

Resumo

Resumo. A prática regular de atividade física é um dos elementos que determinam a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde define como parâmetros mínimos para a população adulta entre 18 e 64 anos de idade o desempenho de 150 minutos por semana de atividade física aeróbica moderada, 75 minutos de atividade física vigorosa ou uma combinação equivalente de ambos. Este estudo analisou a influência que a metodologia de desafio exerce sobre o cumprimento dessas recomendações. Para isso, participaram 80 estudantes (13 homens e 67 mulheres) dos níveis universitários de Ensino no Ensino Fundamental (52) e de Educação Infantil (28) da Faculdade de Educação da Universidade de Zaragoza, com idade média de 21,5 ± 0,83 anos. Eles foram distribuídos aleatoriamente em três grupos experimentais: grupo um, com medidas tradicionais de promoção da atividade física; grupo dois, com aplicativos para dispositivos móveis; grupo três, usando pulseiras de atividade física. O questionário IPAQ foi utilizado para verificar a quantidade de atividade física realizada. Especificamente, o questionário AMPEF foi usado para avaliar os motivos do aumento do exercício físico. Os resultados mostram uma melhora no número de estudantes que atendem a recomendações saudáveis ​​após sete semanas. O fator de desafio aparece como uma razão notável nos três grupos experimentais. Os grupos dois e três destacam o imediatismo das informações fornecidas pelas ferramentas de TIC, o que permite maior controle e monitoramento dos desafios da prática.

Biografias Autor

Carlos Peñarrubia-Lozano, Universidad de Zaragoza

Profesor Ayudante Doctor. Departamento de Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad de Educación. Coordinador de la mención en Educación Física.

Lucía Romero-Roso, Universidad de Zaragoza

Graduada en Magisterio en Educación Primaria, mención en Educación Física. Máster Universitario en Promoción de la Salud mediante la Actividad Física. Facultad de Ciencias del Deporte, Cáceres (Universidad de Extremadura).

María Olóriz-Nivela, Universidad de Zaragoza

Graduada en Magisterio en Educación Primaria, mención en EF. ADPC Servicios.

Manuel Lizalde-Gil, Universidad de Zaragoza

Profesor Colaborador. Departamento de Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad de Educación. Vicedecano de Estudiantes y de Prácticas escolares.

 

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Peñarrubia-Lozano, C., Romero-Roso, L., Olóriz-Nivela, M., & Lizalde-Gil, M. (2021). O desafio como estratégia de promoção da atividade física em estudantes universitários. Retos, 39, 58–64. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78228

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.